Manual de aplicação e uso das Argamassas Estabilizadas

Bennter Express e Bennter +Mais

Objetivo

Este manual serve para auxiliar os usuários da Argamassa Express a fazer o melhor uso do material. É importante que toda obra deve ter um responsável técnico para controlar os serviços e procedimentos adotados pela construtora.

Argamassas Estabilizadas

Argamassa estabilizada é uma argamassa dosada em central úmida, pronta para utilização. Dependendo de sua composição, ela se mantém usável durante 24, 36 e 72 horas, e uma vez aplicada, seu funcionamento é semelhante ao das argamassas comuns. O processo de dosagem é automatizado. Os aditivos inseridos em sua formulação, além de dar maior trabalhabilidade e retenção de água, têm como função estabilizar a pega dos aglomerantes utilizados na argamassa. Por isso, esta argamassa tem o seu tempo de utilização prolongado mesmo já estando com água na sua mistura. Ao receber a argamassa na obra, as caixas que não serão utilizadas no momento, deverão ter a argamassa alisada e em seguida aplicar uma lâmina de água de 2cm. Quando a mesma for utilizada, esta água deve ser removida, e após, mistura-se a argamassa superficialmente antes de sua reutilização.

A argamassa estabilizada já vem pronta para o uso, sendo proibida a adição de qualquer outro insumo na mistura, inclusive água. A quantidade correta de água na argamassa garante que, após endurecida, a argamassa terá a resistência desejada, e também diminui os riscos de aparecimento de fissuras de retração, causados, na maioria das vezes, por excesso de água colocado na mistura.

A distribuição da argamassa é realizada através de caminhões betoneira, depositando a argamassa pronta para o uso em caixas diretamente na obra. Estas caixas funcionam como recipiente de medida e controle dos volumes utilizados, e também como distribuição da argamassa pela obra. Somente armazenar a argamassa estabilizada nas caixas fornecidas pelo fabricante. Não armazenar em outro tipo de caixa, como caixas de madeira etc. O sistema de Argamassa Express fornece reservatórios de 0,5m³ e 1,0m³ instalados previamente nas obras, fazendo com que o caminhão betoneira deposite o material direto nos recipientes. Também pode ser bombeado nas caixas no pavimento de aplicação.

Quer saber mais sobre nossas recomendações técnicas?

Baixe o manual completo Bennter de recomendações técnicas para utilização de argamassas e entenda mais sobre argamassas de contrapiso, revestimento, assentamento e argamassas especiais.